quarta-feira, janeiro 26, 2011

Carioca da Gema

CARIOCA DA GEMA

No final do ano passsado, o almoço de confraternização na empresa em que trabalho, foi marcado por uma brincadeira inusitada, elaborada pelos organizadores, todos, colegas nossos.
O buffet não estaria disponível para que escolhêssemos pelo visual. A escolha se daria a partir de nossos conhecimentos gastronômicos. Assim, os nomes dos pratos seriam ditos e os convidados fariam suas composições preferidas. Ora, pensei eu, isso não vai dar certo e esperei por uma sonora vaia que, misteriosamente, não ecoou pelo salão onde se realizaria o almoço.
Não acredito, todo mundo sabe o nome de tudo? – pensei, interrogando a mim mesmo– ou só querem aparecer, e vão se dar mal, eu incluído.
Começou a brincadeira: os colegas entravam por uma porta, os nomes eram apresentados e eles pareciam felizes com as escolhas feitas. Até que chegou minha vez. “Vamos lá”, disse o colega “maitre” com ar de entendido no assunto. ”Vamos começar pelo arroz. Temos: Carreteiro, Á lá grega, Com brócolis, Á Piemontesa, Arroz branco e Arroz de forno”. Gelei. Sei lá, não me ligo nessa coisa de nome de prato. Tudo o que eu queria era comer aquele arroz molhadinho, parece-me que feito com leite, acompanhado de filé, regado a um molho que não sei de quê. Esse prato é o que sempre preparo para mim nesses almoços e me dou por satisfeito.
“O acompanhamento é...”. Saí do ar. Fiquei sem saber o que dizer e desandei a fazer escolhas que, pasmem, ao final deu certo. Segundo o maitre encarregado de avaliar nossas escolhas, a minha foi a mais sensata de todas. Não consegui entender, mas o prato que compus foi exatamente o que sempre escolho, aquele arroz molhadinho, a carne, o molho...Onde estava armazenada essa informação toda, não tenho a menor idéia...
A única coisa que sei é que me chamo Mathias Pascal, diria Pirandelo...
E eu? Descobri que, a única coisa que sei é que, sinceramente, não é preciso ser carioca, para amar o RIO...As praias, o por do sol no Leblon, a Sapucaí, o Fla X Flu, seduzem qualquer um, de qualquer parte do planeta. Mas uma coisa é certa: é preciso ser “Carioca da Gema”, para contar de um a dez, desse jeito:
Um, Doisxx, Trêsxx, Quatro, Cinco, Seisxx, Sete, Oito, Nove, ..Deisxx.
Uma salva de palmas para o Rio, nesse seu aniversário!
Ps.: Querem saber o que é ser carioca? Ser carioca é no fundo, um estado de espírito e todo brasileiro têm em seu coração a carioquice brejeira com ele...

Nenhum comentário: