sábado, maio 27, 2006

educação II - Pedro II entra em greve segunda feira

Greve de gari ou de motorista de ônibus incomoda. Ainda mais se forem ditas, “por tempo indeterminado”; aí, as autoridades procuram resolver o mais rápido possível os possíveis impasses, uma vez que essas greves causam problemas imediatos à população e por isso não podem durar muito tempo.

Já uma greve de professores parece não incomodar ninguém o “por tempo indeterminado”, ou seja, parece não incomodar ninguém o fato de nossos alunos terem suas aulas paralisadas e em conseqüência um aprendizado de má qualidade. Essa indiferença, a longo prazo, significa que o nosso país continuará mergulhado no subdesenvolvimento. E a quem pode interessar isso? Como é possível que os nossos governantes tratem a educação desse jeito?

No segundo semestre de 2005, o colégio Pedro II esteve em greve por cerca de três meses. Vocês acreditam que uma greve de garis demore uma semana para ser resolvida? Eu penso que não, devido aos transtornos que causaria à cidade. As conseqüências de uma greve dessa categoria profissional são facilmente percebidas, diferentemente do mal que causa uma greve de professores.

As reivindicações de todas as categorias têm que ser ouvidas e tratadas com respeito, ainda mais, os professores, responsáveis que são pela formação dos nossos jovens e crianças, futuro do Brasil.

Nenhum comentário: